Thursday, October 19, 2006

Uma verdade inconveniente ...






Uma verdade inconveniente ...

http://www.climatecrisis.net/


Uma verdade inconveniente tem, sem dúvida, uma elevada componente pedadógica e, na verdade, funciona como um mais que pertinente grito de alerta para a caixa de pandora que a nossa sociedade tem vindo a abrir com o nosso estilo de vida consumista e insustentável, sendo que neste filme é abordado de forma particularmente interessante o fenómeno do Aquecimento Global e as suas repercussões no nosso planeta e em toda a forma como se estruturam as sociedades humanas.

Al Gore tem inequivocamente uma capacidade de comunicação extremamente bem desenvolvida e demonstra, a certos níveis, uma sensibilidade algo inesperada se considerarmos que estamos a referir-nos a um potencial ex presidente dos Estados Unidos da América. É quase inevitável perguntarmo-nos como foi possível George Bush ter derrotado Al Gore, que grau de insanidade mental, ou dúbios esquemas eleitorais, foram utilizados de forma a ter sido propiciado tamanho trágico episódio. De qualquer das formas, gosto de acreditar que essas são questões algo laterais no contexto da película, cujo mérito se situa muito mais ao nível de ser um imprescindível documento de denúncia que nos revela uma terrível realidade, “estranhamente” ausente da “agenda política” e dos debates da nossa sociedade. Ausente também dos boletins informativos, com a excepção feita às catástrofes climáticas que se, por um lado, “oferecem” cada vez mais imagens espectaculares às audiências famintas de imagens “sensacionais”, por outro lado, são cada vez mais comuns e até banais face à forma brutal como o “Homem” parece ter já danificado o equilíbrio ecológico do Planeta Terra. Creio que é essa uma das principais virtudes do filme: proporcionar-nos uma real dimensão dos fenómenos que estão a ser desencadeados assim como a amplitude dos seus impactos. E creio que poucos de nós tínhamos (temos) noção da gravidade da situação e do que está para suceder em breve no nosso planeta, do que já está a suceder no nosso planeta, com tudo o que isso vai significar ...

Existe uma ignorância quase generalizada em relação a um fenómeno que está, de forma cada vez mais inequívoca, a reconfigurar todos os padrões biológicos desse habitat global que é o nosso planeta, com todas as suas dramáticas consequências ...

Uma Verdade Inconveniente” é talvez um contributo muito importante e susceptível de ajudar a reverter um pouco esse estado generalizado de inconsciência e talvez um bom incentivo para que nós, comuns cidadãos, possamos adoptar práticas e estilos de vida que não contribuam, à sua escala, para o agravamento de fenómenos como o aquecimento global ... já para não mencionar tudo o que podemos fazer como cidadãos activos e com todo o direito moral de exigir viver num Planeta Terra livre de poluição e estupidez humana. Por estupidez entenda-se, sobretudo, essa obstinação de muitos seres humanos em (ab)usar (d)os recursos do planeta, e causar impactos ambientais nos ecossistemas, ao ponto de causar nestes uma situação de quase total destruição inviabilizando a própria vida.

Um filme a ver e aconselhar. Muito importante.

(revisão ortográfica: Cristina Gomes)


Uma Verdade Inconveniente

Título original: An Inconvenient Truth

De: Davis Guggenheim

Género: Doc

EUA, 2006, Cores, 100 min.

argumento

Documentário que tem como figura condutora Al Gore, o antigo Vice-presidente dos Estados Unidos, que depois da sua derrota nas eleições de 2000 voltou à sua cruzada de ajudar o planeta. Segundo alguns cientistas, teremos apenas dez anos para evitar uma grande catástrofe que pode destruir o nosso planeta gerando condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que conhecemos. O documentário segue a luta de Al Gore para travar o aquecimento global e a sua tentativa de impor o problema, não como uma questão política, mas sim um desafio global para a Humanidade.


The truth is coming soon to a theater near you: Al Gore’s New Global Warming Movie “An Inconvenient Truth” [en]

Al Gore’s critically-acclaimed new film “An Inconvenient Truth” offers the best opportunity we’ve ever had to capture the immediate attention of all Americans and move this country forward quickly to stop global warming. While the problem is urgent, the solutions are clear, and with American ingenuity and leadership, we can avert disaster and restore the world’s confidence in our values. Let’s work together to make this movie a success, and turn the audience interest into action.

One easy way to get involved as virtual marchers is to buy a ticket and bring a friend to see this movie. Then help spread the word. The more people go see this movie on opening weekend, the more theaters will pick it up. Bring the power of the Virtual March to movie theaters across the country.

Marching forward,
Robert F. Kennedy, Jr.

3 comments:

Engenheiro Bertinho said...

eu vi o filme... achei interessante embora ja soubesse grande parte do anunciado...

pedro jorge said...

pois, eu pessoalmente também apesar de em geral já saber o que estava em questão, fiquei com uma noção muito mais exacta e bem alicerçada de alguns dos principais aspectos da questão ...

marcesafe said...

To precisando urgente desse filme.
alguem tem para me mandar
?