VISITA à ESCOLA da PONTE em VILA das AVES
14 de Fevereiro, 2ªfeira,
partida de S.Bento: 10:15
partida de Campanhã: 10:20
VISITA à ESCOLA da PONTE em VILA das AVES
Numa altura em que se diz que a Educação, à imagem de quase tudo o resto no país, atravessa uma crise; numa altura em que nem a própria Educação escapa à feroz febre de neoliberalização da sociedade (entenda-se, redução de todos os valores sociais, culturais, ambientais a uma mera lógica economicista); numa altura em que se “concentram” as crianças em mega-agrupamentos, como o próprio nome diz, megalómanos; numa altura em que as crianças são obrigadas a permanecer 90 minutos seguidos fechadas em salas de aulas tantas e tantas vezes frias, cinzentas e enfadonhas; numa altura em que “a escola” continua ainda a ser, tantas vezes, mais um lugar de “formatação”, “domesticação”, de competição do que um lugar onde realmente a criança e os jovens aprendem “a Ser”, que futuro podemos ambicionar para as crianças e jovens portugueses face a um sistema educativo baseado na competição, meritocracia “excludente” e nas ilusórias estatísticas “à la novas oportunidades”?
É possível pensar num modelo educacional diferente? Mais personalizado, humano, cooperativo e, no fundo, mais verdadeiramente educativo?
Não só é possível pensar como é também é possível vê-lo a funcionar na prática num projecto educativo muito especial e único em todo o contexto educativo nacional. Estamos-nos a referir à Escola da Ponte e é para dar a conhecer esse projecto incrivelmente inspirador que vamos organizar, no dia 14 de Fevereiro, 2ªfeira, uma vista guiada pelos próprios alunos da Escola da Ponte.
A saída é às 10h15 de S.Bento, ou 10h20 de Campanhã, até Vila das Aves (Linha de Guimarães).
A chegada a Vila das Aves será por volta das 11h10.
Em princípio o almoço, dado que na escola ainda não existe disponível a opção de alimentação vegetariana, deverá ser numa pizzeria nas imediações da escola, sendo que nesse caso será conveniente indicar a vontade de almoçar ou não nesse local de forma a podermos informar a pizzeria do número de pessoas.
Mais abaixo segue uma descrição mais detalhada sobre a própria Escola da Ponte e do projecto Educativo.
Em perspectiva está esse sonho de muitos pessoas de ajudar a “multiplicar” a Escola da Ponte e “trazê-la” para o Porto (e/ou arredores). Ajudar a fazer essa revolução tão mais importante e primodial do que todas as outras que é a de podermos permitir ás nossas crianças serem verdadeiramente livres e bons cidadãos do mundo.
Para mais informações, inscrições e contactos:
Pedro Jorge Pereira
e-mail: ecotopia2012@gmail.com
934 476 236
Para quem quiser fazer um pouco o “Trabalho de Casa” e saber mais sobre a Escola da Ponte:
Escola da Ponte:
- Jornal dia-a-dia - http://jornal-dia-a-dia.blogspot.com/
- Blog dos Amigos da Ponte - http://amigosdaescoladaponte.blogspot.com/
- Pesquisas livres sobre a Escola - desde a informação mais simples na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte, ou os vídeos de reportagens - http://ww1.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=25323&idpod=36549 ou http://www.youtube.com/watch?v=VGGsgcRcVsY&feature=player_embedded#! - e sobre José Pacheco - entre outros, há entrevistas e os artigos publicados, como na Página da Educação, http://www.apagina.pt/?aba=7&user=José Pacheco&mid=2.
A Escola da Ponte
A Escola da Ponte situa-se na Vila das Aves, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto.
O edifício principal da escola, modelo P3, é composto por dois pisos e dispõe de um salão polivalente. Com o alargamento ao 2.º Ciclo em 2001/2002, foram anexados dois pavilhões pré-fabricados. Em 2005/2006 a oferta educativa é alargada ao 3. Ciclo do Ensino Básico, contando a partir daí com um novo equipamento (antiga escolinha primária) próximo do edifício P3.
A EBI Aves/S. Tomé de Negrelos – Escola da Ponte, é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projecto e de equipa, estruturando-se a partir das interacções entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efectiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das actividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Assim, a divisão artificial por anos de escolaridade ou ciclos, deu lugar à organização por Núcleos - existem 3 Núcleos: Iniciação, Consolidação e Aprofundamento. Estes são a primeira instância de organização pedagógica e correspondem a unidades coerentes de aprendizagem e desenvolvimento.
O currículo é articulado em 6 Dimensões fundamentais: Linguística (Língua Portuguesa e Inglesa), Identitária (História e Geografia), Naturalista (Estudo do Meio, Ciências da Natureza e Físico-Química), Lógico - Matemática (Matemática), Artística (Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Expressão Dramática e Educação Física) e Pessoal e Social (Educação Especial, Desenvolvimento Pessoal e Social Serviços de Psicologia).
Os Orientadores Educativos reúnem-se com os alunos (debates, reuniões de tutoria,..) para planearem o que vão fazer com toda a escola e sozinhos - o Plano da Quinzena - e, a partir desse plano, cada um traça diariamente o seu Plano do Dia. Isto acarreta uma maior participação, autonomia e co-responsabilização de todos os implicados na planificação das aprendizagens e na vida social de toda a escola (também presente nos Debates, Assembleia de Escola e nos múltiplos grupos de responsabilidades em que se organizam).
Os Orientadores Educativos vão acompanhando os alunos de modo diferenciado, tendo em conta as necessidades e especificidade de cada um. Todo o trabalho é realizado em clima de cooperação, não só entre os alunos e orientadores mas também entre pares. Assim, o trabalho cooperativo de professores e o trabalho dos alunos em grupos heterogéneos generaliza-se. Dentro de cada grupo, a gestão dos tempos e espaços permite momentos de trabalho em pequeno grupo, momentos de participação no colectivo, momentos de “ensino mútuo” e momentos de trabalho individual. Pretende-se que desenvolvam um trabalho que valorize a reflexão, a entre-ajuda, a capacidade de análise crítica e a pesquisa.
Os espaços de trabalho disponibilizam diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, Internet, vídeos, …de forma a que entendam que existem várias fontes de conhecimento.
Este projecto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma grande diversidade de dispositivos pedagógicos que, no seu conjunto, comportam uma dinâmica de trabalho e promovem uma autonomia responsável e solidária, exercitando permanentemente o uso da palavra como instrumento autónomo da Cidadania.
Os Pais/Encarregados de Educação, à semelhança dos seus filhos e orientadores educativos, estão também fortemente implicados no processo de aprendizagem dos alunos e na direcção da Escola. Os contactos são feitos sempre que necessário, através do professor tutor, que acompanha, orienta e avalia diariamente as actividades realizadas pelos seus tutorados.
A escola disponibiliza actividades de enriquecimento do currículo às famílias que necessitem que os seus filhos tenham um acompanhamento até às 18:00 horas.
Todos os alunos cumprem o mesmo horário entre as 8:30 e as 16:15 horas, assim como todos os professores, não havendo “furos” por ausência de orientadores educativos. A equipa docente é constituída por elementos com formação diversificada (Educadoras de Infância, professores do 1º ciclo, 2º e 3º ciclos), que reúne todas as quartas-feiras e sempre que é necessário para debater problemas da escola, planificar e avaliar o trabalho.
A organização que esta Escola põe em prática inspira uma filosofia inclusiva e cooperativa que se traduz, em aspectos muito simples: todos precisamos de aprender e todos podemos aprender uns com os outros e quem aprende, aprende a seu modo no exercício da Cidadania.
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