Thursday, February 04, 2010

Casa de Sta Isabel ameaçada pelo asfalto




Um projecto verdadeiramente inspirador, com um trabalho incrível a nível social, pedagógico e ecológico encontra-se seriamente ameaçado pela fúria do asfalto.


A Casa de Sta Isabel é uma Comunidade sócio-terapêutica de orientação antroposófica, situada em S. Romão – Seia, e que foi fundada há 30 anos com a finalidade de acolher crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais.

Hoje a Comunidade conta com mais de 80 alunos, uns residentes outros não, acompanhados por uma larga equipa de terapeutas e colaboradores, e que vivem harmoniosamente em casas cuidadosamente integradas na paisagem da Serra Estrela.



http://www.casa-santa-isabel.org/port/index.html




Iniciou-se uma recolha de assinaturas contra o projecto de estrada planeado para atravessar a Quinta do Formigo, a Quinta terapêutica da Casa de Sta Isabel, onde colaboradores, terapeutas e alunos se investiram para criar um lugar propício a harmonia necessária ao bem estar individual e a integração comunitária. Hoje, este investimento e pioneirismo terapêutico com provas dadas no que respeita a qualidade de vida desses 80 alunos, como exemplo social de futuro que representa na sua área de intervenção, está a ser posto em causa em nome da modernização rodoviária, da mobilidade dos nossos automobilistas, em suma em nome do egoísmo!



Para visualizar fotografias da Quinta do Formigo e o mapa com o traçado da estrada que é uma VARIANTE, carregar neste link (Ctrl + click do rato) http://www.mediafire.com/file/zjz2dzmryzm/CSI_Formigo.pdf – vai abrir uma página Mediafire que alberga gratuitamente (desculpem a publicidade) o ficheiro “CSI Formigo.pdf” e de seguida pode abrir o ficheiro – é completamente seguro!



Mais, a quinta é uma quinta biológica que pratica uma agricultura sustentável e profundamente respeitadora do meio ambiente, um outro marco e exemplo social de futuro nesta zona do país. Ultimamente a quinta foi dotada de “Trilhos didácticos” (Trilho das Árvores e Trilho Solar) para os caminhantes que querem usufruir deste percurso pedestre público que atravessa a Casa de Santa Isabel de S. Romão até Seia.



A Comunidade da Casa de Sta Isabel precisa da nossa ajuda, da nossa indignação frente a um projecto que não olha a meios para chegar ao seu fim. E podemos ajudar muito, assinando a petição online ou a petição em papel nos seguintes locais:



Petição online: http://www.PetitionOnline.com/formigo/petition.html

1 comment:

tchenka said...

Boa noite,
Tive agora conhecimento desta nobre petição. Ainda vou a tempo? Quando acaba o prazo?
Obrigada,
Rita