Thursday, November 29, 2007

Conversas da Terra – da ecologia do ser ao ser da ecologia 25 Nov 2007, UBP - RESUMO


No dia 25 de Novembro de 2007 decorreu na União Budista do Porto – um centro que se tem destacado por um exemplar e dinâmico trabalho em prol do desenvolvimento pessoal e espiritual dos seres, a oficina Conversas da Terra – da ecologia do ser ao ser da ecologia. Nela participaram cerca de uma dezena de pessoas, de diferentes faixas etárias, e esta decorreu de uma forma muito descontraída e participada. Foram abordados diversos temas, sobretudo discutidos diversos conceitos essenciais para compreender o “pensamento ecológico” no seio da nossa sociedade actual. Por contingências naturais de tempo não foi possível abordar em profundidade diversos aspectos de ordem mais concreta relacionados com o nosso estilo de vida e inter elação ecológica entre a espécie humana, todos nós, e a Mãe Natureza. Ainda assim foram discutidos com algum detalhe alguns dos principais problemas que se prendem com a crise ecológica que vivemos e da discussão surgiram algumas possibilidades e perspectivas de actuação, com iniciativas de mudança pessoal e, por inerência, colectivas.

Para já, mais imediatamente, ficou agendada (ainda sujeito a confirmação final) uma Oficina de Eco-Natal e/ou Natal Alternativo, onde irão ser construídas prendas de Natal fabricadas pelos próprios participantes e utilizando matérias reutilizados, assim como serão abordadas outras possibilidades de prendas sem o carácter consumista e trivial que possuem tantas vezes nesta época. Sobre este tema sugere-se vivamente uma visita ao original site do GAIA relativo ao tema em:

http://www.gaia.org.pt/econatal/

Em suma, Conversas da Terra – da ecologia do ser ao ser da ecologia uma oficina a repetir mais vezes, eventualmente em outros locais também. Sugestões e propostas são sem dúvida muito bem vindas; O)


4 comments:

Daterra said...

é isso mesmo :)

precisamos de mais iniciatvas como esta, de forma a desenvolver uma consciência mais crítica sobre os nossos estilos de vida e, como dizia alguém que não me lembro o nome :

"a terra não é algo que herdamos dos nossos ancestrais, é algo que tomamos emprestado dos nossos filhos"

Vamos lá... eles precisam de nós, AGORA

Raízes said...

Olá Pedro,

Não conhecia, não sabia e nem imaginava. Mas aqui cheguei, mais ou menos por coincidência.

Acrescentarei obviamente mais um interessante Blog à lista de links da Raízes, correspondendo também ao link neste teu Blog.

Continua activo...nós por cá estamos esperançosos de ter grandes novidades a curto/médio prazo.

Abraços

pedro jorge said...

pois é, e nós próprios, mesmo estando longe de termos essa consciência, precisamos tanto ou ainda mais que os nossos filhos. eles vão-se saber adaptar e criar um novo mundo, para nós creio que as mudanças vão ser muito mais abruptas por tudo o que fazemos e por tudo o que não estamos a fazer para que elas pudessem ser doutra forma ;O)

pedro jorge said...

Grandes Raízes, são projectos destes que nos dão cada vez mais motivação e coragem para vivermos e lutarmos por um Mundo diferente, por um mundo semeado à imagem das nossas Ecotopias ;O)

Grandes novidades e rebentos para o Raízes ;O)

Abraços Ecocêntricos!!!