DESCRIÇÃO
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente – Contexto
A nossa sociedade passou-se a designar de “sociedade de consumo”. O consumismo é um fenómeno relativamente moderno e já quase não conseguimos idealizar uma sociedade sem ele. Na verdade, aquilo que nos parece uma “fatalidade” e fenómeno intrínseco ao nosso estilo de vida, possui tremendas repercussões e impactos profundamente negativos:
Ao nível ecológico a exploração desenfreada de recursos naturais, tendo em vista manter a dinâmica do próprio sistema, tem vindo a reflectir-se numa destruição generalizada dos ecossistemas naturais que suportam a vida terrestre. A tremenda carga poluente inerente a praticamente todo o ciclo produtivo possui também ela consequências terríveis para a Natureza. A juntar a isso há ainda toda a imensidão de detritos e resíduos produzidos. Em função de todos estes factores, vários ecossistemas ecológicos encontram-se, em larga medida, em fase de destruição ou destruídos, extremamente poluídos e contaminados, ou num considerável estado de degradação.
A nível social em muitos aspectos a realidade não é muito melhor. O grosso das empresas, sobretudo multinacionais, transferiram a sua estrutura produtiva para países onde, muito basicamente, podem produzir de forma muito mais barata mas, de uma forma geral, ambientalmente de forma muito mais irresponsável e onde os trabalhadores enfrentam condições laborais normalmente precárias ou muito precárias. O desemprego nos outrora países produtores e a degradação da importância do “trabalho” tem-se vindo a reflectir numa espiral de marginalização e exclusão social.
A nível económico o actual sistema, a forma como contribuímos e participamos nele quando “consumimos”, provém quase por completo somente aos interesses de um conjunto muito restrito de indivíduos que detêm a generalidade das entidades corporativas que controlam áreas cada vez maiores das várias actividades produtivas a nível mundial, com consequente poder de pressão, controlo e influência sobre as diversas estâncias democráticas (que gradualmente o têm vindo a ser cada vez menos).
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente
O C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente é uma iniciativa que pretende funcionar de forma activa e informal no sentido de aumentar a capacidade crítica dos indivíduos/cidadãos enquanto consumidores (e cidadãos) informados. Sendo que o seu papel de consumidores se encontra também intimamente ligado a uma função que urge cada vez mais incentivar que é a de auto-produção e consumo cooperativo. No fundo o objectivo primordial é o de encontrarmos e criarmos formas de depender menos de práticas e entidades produtivas que contribuem para a lógica de um sistema mercantilista e desumano. De encontrarmos e criarmos formas e modelos de consumo mais sustentáveis, éticos e humanos.
-) O. 3C´s – Oficinas de Consumo Crítico e Consciente
O C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente surge no contexto das O. 3C´s – Oficinas de Consumo Crítico e Consciente e da necessidade de aprofundar/potenciar de forma mais sistematizada o trabalho de sensibilização e intervenção sobre o processo de consumo desenvolvido nas O3C´s.
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente em Acção
Estando ainda tanto daquilo que são os propósitos do C.3C´s em aberto (como de uma forma geral idealmente deverão sempre permanecer) não é muito fácil estabelecer objectivos precisos. De qualquer das formas a sua acção passa essencialmente pela recolha, produção e partilha de informação relativamente a formas e escolhas capazes de determinar positivamente o ciclo de produção – consumo, nomeadamente através de escolhas susceptíveis de diminuir significativamente a pegada ecológica e apoiar projectos e negócios que tenham um carácter essencialmente de pequena escala, ético, familiar. Assim como o mais ecologicamente e eticamente responsáveis.
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, como participar
Também neste capítulo ainda é imenso tudo aquilo que está por definir de forma mais concreta. De qualquer das formas sendo a informação um dos principais vectores a recolha, compilação e partilha de informação é de facto um dos eixos principais de actuação pelo que todas as contribuições nesse sentido, quer como agente activo de recolha de informação quer como agente activo na divulgação e disseminação da mesma, são contributos da maior importância.
Depois todas as acções, campanhas e actividades do centro irão depender directamente do dinamismo e participação de tod@s activist@s interessados em envolver-se, pelo que irão sendo definidos formas e maiores necessidades em termos de participação em cada momento. No entanto, sendo os meios de pequena escala os veículos privilegiados de comunicação, está em perspectiva a criação de um “sítio na Internet e/ou blog” e de um boletim informativo. Todos os contributos (gráficos, design, informáticos) são por inerência extremamente bem vindos e necessários.
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, meios
Uma das principais prioridades em termos comunicacionais foi a criação de uma lista de correio electrónico onde se poderão inscrever todos os interessad@s em receber e partilhar as informações.
O endereço dessa lista é:
http://groups.google.com/grupo/C3Cs
O endereço de correio electrónico é:
centro.3cs@gmail.com
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, visões
Algumas das iniciativas em perspectiva poderão passar pela dinamização de grupos vocacionados para a auto-produção; criação de grupos informais de eco-socio-consumidores que se poderão vir a constituir, ou não, no formato de cooperativa; organização de campanhas de sensibilização específicas. Etc.
-) C. 3C´s – Contactos
Pedro Jorge Pereira (coordenação)
Telemóvel: 93 4476236
Endereço electrónico: centro.3cs@gmail.com
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente – Contexto
A nossa sociedade passou-se a designar de “sociedade de consumo”. O consumismo é um fenómeno relativamente moderno e já quase não conseguimos idealizar uma sociedade sem ele. Na verdade, aquilo que nos parece uma “fatalidade” e fenómeno intrínseco ao nosso estilo de vida, possui tremendas repercussões e impactos profundamente negativos:
Ao nível ecológico a exploração desenfreada de recursos naturais, tendo em vista manter a dinâmica do próprio sistema, tem vindo a reflectir-se numa destruição generalizada dos ecossistemas naturais que suportam a vida terrestre. A tremenda carga poluente inerente a praticamente todo o ciclo produtivo possui também ela consequências terríveis para a Natureza. A juntar a isso há ainda toda a imensidão de detritos e resíduos produzidos. Em função de todos estes factores, vários ecossistemas ecológicos encontram-se, em larga medida, em fase de destruição ou destruídos, extremamente poluídos e contaminados, ou num considerável estado de degradação.
A nível social em muitos aspectos a realidade não é muito melhor. O grosso das empresas, sobretudo multinacionais, transferiram a sua estrutura produtiva para países onde, muito basicamente, podem produzir de forma muito mais barata mas, de uma forma geral, ambientalmente de forma muito mais irresponsável e onde os trabalhadores enfrentam condições laborais normalmente precárias ou muito precárias. O desemprego nos outrora países produtores e a degradação da importância do “trabalho” tem-se vindo a reflectir numa espiral de marginalização e exclusão social.
A nível económico o actual sistema, a forma como contribuímos e participamos nele quando “consumimos”, provém quase por completo somente aos interesses de um conjunto muito restrito de indivíduos que detêm a generalidade das entidades corporativas que controlam áreas cada vez maiores das várias actividades produtivas a nível mundial, com consequente poder de pressão, controlo e influência sobre as diversas estâncias democráticas (que gradualmente o têm vindo a ser cada vez menos).
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente
O C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente é uma iniciativa que pretende funcionar de forma activa e informal no sentido de aumentar a capacidade crítica dos indivíduos/cidadãos enquanto consumidores (e cidadãos) informados. Sendo que o seu papel de consumidores se encontra também intimamente ligado a uma função que urge cada vez mais incentivar que é a de auto-produção e consumo cooperativo. No fundo o objectivo primordial é o de encontrarmos e criarmos formas de depender menos de práticas e entidades produtivas que contribuem para a lógica de um sistema mercantilista e desumano. De encontrarmos e criarmos formas e modelos de consumo mais sustentáveis, éticos e humanos.
-) O. 3C´s – Oficinas de Consumo Crítico e Consciente
O C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente surge no contexto das O. 3C´s – Oficinas de Consumo Crítico e Consciente e da necessidade de aprofundar/potenciar de forma mais sistematizada o trabalho de sensibilização e intervenção sobre o processo de consumo desenvolvido nas O3C´s.
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente em Acção
Estando ainda tanto daquilo que são os propósitos do C.3C´s em aberto (como de uma forma geral idealmente deverão sempre permanecer) não é muito fácil estabelecer objectivos precisos. De qualquer das formas a sua acção passa essencialmente pela recolha, produção e partilha de informação relativamente a formas e escolhas capazes de determinar positivamente o ciclo de produção – consumo, nomeadamente através de escolhas susceptíveis de diminuir significativamente a pegada ecológica e apoiar projectos e negócios que tenham um carácter essencialmente de pequena escala, ético, familiar. Assim como o mais ecologicamente e eticamente responsáveis.
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, como participar
Também neste capítulo ainda é imenso tudo aquilo que está por definir de forma mais concreta. De qualquer das formas sendo a informação um dos principais vectores a recolha, compilação e partilha de informação é de facto um dos eixos principais de actuação pelo que todas as contribuições nesse sentido, quer como agente activo de recolha de informação quer como agente activo na divulgação e disseminação da mesma, são contributos da maior importância.
Depois todas as acções, campanhas e actividades do centro irão depender directamente do dinamismo e participação de tod@s activist@s interessados em envolver-se, pelo que irão sendo definidos formas e maiores necessidades em termos de participação em cada momento. No entanto, sendo os meios de pequena escala os veículos privilegiados de comunicação, está em perspectiva a criação de um “sítio na Internet e/ou blog” e de um boletim informativo. Todos os contributos (gráficos, design, informáticos) são por inerência extremamente bem vindos e necessários.
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, meios
Uma das principais prioridades em termos comunicacionais foi a criação de uma lista de correio electrónico onde se poderão inscrever todos os interessad@s em receber e partilhar as informações.
O endereço dessa lista é:
http://groups.google.com/grupo/C3Cs
O endereço de correio electrónico é:
centro.3cs@gmail.com
-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, visões
Algumas das iniciativas em perspectiva poderão passar pela dinamização de grupos vocacionados para a auto-produção; criação de grupos informais de eco-socio-consumidores que se poderão vir a constituir, ou não, no formato de cooperativa; organização de campanhas de sensibilização específicas. Etc.
-) C. 3C´s – Contactos
Pedro Jorge Pereira (coordenação)
Telemóvel: 93 4476236
Endereço electrónico: centro.3cs@gmail.com
No comments:
Post a Comment