Monday, February 20, 2012

Encontro da Ecologia do Ser - ES, Sábado, 25 de Fevereiro, Spaso Zen

Encontro da Ecologia do Ser - ES
ao reencontro da Natureza Mãe na nossa vida Sábado, 25 de Fevereiro, Spaso Zen

“Que tristeza pensar que a Natureza fala e o ser humano não a escuta” Victor Hugo

O Ser Humano tem vindo a perder muitas das suas ligações ancestrais com a Terra Mãe, juntamente com tradições, conhecimentos e até identidade. Tem vindo a perder a ligação aos ciclos ancestrais, à sabedoria dos rios e das montanhas, à energia das plantas e da Terra, assim como das estações.

No meio de tanta “poluição”, ruído e distracções como podemos ainda (re)encontrar essa força primordial da Mãe Natureza em nós mesmos? Como (re)encontrarmos a sustentabilidade e equilíbrio da nossa própria biologia, psicologia e espiritualidade? Como nos relacionarmos em consciência com o nosso próprio ser, com os outros seres aos quais estamos intrinsecamente ligados e com o próprio meio ambiente do qual fazermos parte e do qual estamos habitualmente tão distantes? Como vivermos em celebração das forças mais puras da Mãe Natureza, escuta-las e reencontra-las na nossa mais profunda essência e dia-a-dia?

A ES – a Ecologia do Ser é uma abordagem que pretende simplesmente desenvolver uma consciência pessoal e colectiva da nossa própria essência e psico-biologia. É uma reflexão e observação construtiva da nossa realidade existencial, nomeadamente através do estudo e análise da forma como nos relacionamos com o meio ambiente em que vivemos, com os outros seres que dele fazem parte e com nós próprios. O Encontro/Oficina da Ecologia do Ser é uma breve jornada de (re)encontro, em contexto de grupo/comunidade, e procura de possíveis respostas, de definição de possíveis caminhos e de (re)descoberta interior. É uma jornada de (re)encontro ao que de melhor e mais puro existe em cada ser. É também uma reflexão facilitada de (re)encontro aos caminhos que cada um de nós poderá percorrer para ir mais, no nosso próprio dia-a-dia cada vez mais urbano, ao (re)encontro da Natureza Mãe.

Orientação: Pedro Jorge Pereira. Formador, activista e dinamizador de projectos de intervenção eco-social. Tem vindo também a desenvolver a ES – a Ecologia do Ser, como método de intervenção e desenvolvimento pessoal e social. Editou e publicou através do Programa Capital Futuro do Programa Juventude, o livro “Be the change you want to see”, com um forte carácter pedagógico, destinado à educação ambiental e sensibilização para a importância do voluntariado e cidadania activa no mundo actual. Dinamiza ainda, entre outros projectos e actividades, oficinas ligadas aos temas eco-sociologia, ambiente, ética, desenvolvimento pessoal e social e escreve artigos de reflexão/pensamento para diversas publicações digitais e em formato papel. Dinamiza ainda os projectos "Segredos da Horta" - Alimentação Vegetariana Natural, “Porto de Encontros” – Visitas Eco-Sociais e Intervenção, e o recentemente criado C3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente. Acima de tudo, e antes de tudo, procura reencontrar em si mesmo e na comunidade de que faz parte essa força sublime, pura e incondicional da própria Mãe Natureza.

ENCONTRO da Ecologia do Ser - ES
ao reencontro da Natureza Mãe na nossa vida
DATA Sábado, 25 de Fevereiro, 17h30
duração aproximada: 2h30
LOCAL Spaso Zen, Porto

Contribuição: 10 euros
Recomendações: levar roupa confortável, papel e caneta marcadora

Mais informações e inscrições: Spaso Zen
226099723 ou actividades@spasozen.com



Thursday, February 02, 2012

Centro para o Consumo Crítico e Consciente - C.3C´s

DESCRIÇÃO

-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente – Contexto
A nossa sociedade passou-se a designar de “sociedade de consumo”. O consumismo é um fenómeno relativamente moderno e já quase não conseguimos idealizar uma sociedade sem ele. Na verdade, aquilo que nos parece uma “fatalidade” e fenómeno intrínseco ao nosso estilo de vida, possui tremendas repercussões e impactos profundamente negativos:
Ao nível ecológico a exploração desenfreada de recursos naturais, tendo em vista manter a dinâmica do próprio sistema, tem vindo a reflectir-se numa destruição generalizada dos ecossistemas naturais que suportam a vida terrestre. A tremenda carga poluente inerente a praticamente todo o ciclo produtivo possui também ela consequências terríveis para a Natureza. A juntar a isso há ainda toda a imensidão de detritos e resíduos produzidos. Em função de todos estes factores, vários ecossistemas ecológicos encontram-se, em larga medida, em fase de destruição ou destruídos, extremamente poluídos e contaminados, ou num considerável estado de degradação.
A nível social em muitos aspectos a realidade não é muito melhor. O grosso das empresas, sobretudo multinacionais, transferiram a sua estrutura produtiva para países onde, muito basicamente, podem produzir de forma muito mais barata mas, de uma forma geral, ambientalmente de forma muito mais irresponsável e onde os trabalhadores enfrentam condições laborais normalmente precárias ou muito precárias. O desemprego nos outrora países produtores e a degradação da importância do “trabalho” tem-se vindo a reflectir numa espiral de marginalização e exclusão social.
A nível económico o actual sistema, a forma como contribuímos e participamos nele quando “consumimos”, provém quase por completo somente aos interesses de um conjunto muito restrito de indivíduos que detêm a generalidade das entidades corporativas que controlam áreas cada vez maiores das várias actividades produtivas a nível mundial, com consequente poder de pressão, controlo e influência sobre as diversas estâncias democráticas (que gradualmente o têm vindo a ser cada vez menos).

-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente
O C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente é uma iniciativa que pretende funcionar de forma activa e informal no sentido de aumentar a capacidade crítica dos indivíduos/cidadãos enquanto consumidores (e cidadãos) informados. Sendo que o seu papel de consumidores se encontra também intimamente ligado a uma função que urge cada vez mais incentivar que é a de auto-produção e consumo cooperativo. No fundo o objectivo primordial é o de encontrarmos e criarmos formas de depender menos de práticas e entidades produtivas que contribuem para a lógica de um sistema mercantilista e desumano. De encontrarmos e criarmos formas e modelos de consumo mais sustentáveis, éticos e humanos.

-) O. 3C´s – Oficinas de Consumo Crítico e Consciente
O C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente surge no contexto das O. 3C´s – Oficinas de Consumo Crítico e Consciente e da necessidade de aprofundar/potenciar de forma mais sistematizada o trabalho de sensibilização e intervenção sobre o processo de consumo desenvolvido nas O3C´s.

-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente em Acção
Estando ainda tanto daquilo que são os propósitos do C.3C´s em aberto (como de uma forma geral idealmente deverão sempre permanecer) não é muito fácil estabelecer objectivos precisos. De qualquer das formas a sua acção passa essencialmente pela recolha, produção e partilha de informação relativamente a formas e escolhas capazes de determinar positivamente o ciclo de produção – consumo, nomeadamente através de escolhas susceptíveis de diminuir significativamente a pegada ecológica e apoiar projectos e negócios que tenham um carácter essencialmente de pequena escala, ético, familiar. Assim como o mais ecologicamente e eticamente responsáveis.

-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, como participar
Também neste capítulo ainda é imenso tudo aquilo que está por definir de forma mais concreta. De qualquer das formas sendo a informação um dos principais vectores a recolha, compilação e partilha de informação é de facto um dos eixos principais de actuação pelo que todas as contribuições nesse sentido, quer como agente activo de recolha de informação quer como agente activo na divulgação e disseminação da mesma, são contributos da maior importância.
Depois todas as acções, campanhas e actividades do centro irão depender directamente do dinamismo e participação de tod@s activist@s interessados em envolver-se, pelo que irão sendo definidos formas e maiores necessidades em termos de participação em cada momento. No entanto, sendo os meios de pequena escala os veículos privilegiados de comunicação, está em perspectiva a criação de um “sítio na Internet e/ou blog” e de um boletim informativo. Todos os contributos (gráficos, design, informáticos) são por inerência extremamente bem vindos e necessários.

-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, meios
Uma das principais prioridades em termos comunicacionais foi a criação de uma lista de correio electrónico onde se poderão inscrever todos os interessad@s em receber e partilhar as informações.
O endereço dessa lista é:
http://groups.google.com/grupo/C3Cs

O endereço de correio electrónico é:
centro.3cs@gmail.com


-) C. 3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, visões
Algumas das iniciativas em perspectiva poderão passar pela dinamização de grupos vocacionados para a auto-produção; criação de grupos informais de eco-socio-consumidores que se poderão vir a constituir, ou não, no formato de cooperativa; organização de campanhas de sensibilização específicas. Etc.


-) C. 3C´s – Contactos

Pedro Jorge Pereira (coordenação)

Telemóvel: 93 4476236

Endereço electrónico: centro.3cs@gmail.com