Wednesday, October 19, 2011

projecto DISCA - Dica da Semana para Cidadãos Activos (hiperactivos, reactivos e activos desempregados)

não Manifesto do projecto DISCA


projecto DISCA - Dica da Semana para Cidadãos Activos (hiperactivos, reactivos e activos desempregados)


O projecto DISCA, nome tão sofisticado e pomposo para afinal tão pouca coisa (o fogo de artíficio do costume), é um projecto que não o chega bem a ser. É uma ideia que felizmente é também um pouco mais do que isso. E dessa forma acaba por não ser muito relevante o que é ou não é. O que importa mais é mesmo aquilo que faz e aquilo que faz é do caraças!


O objectivo principal, sendo mais objectivos nas coisas que realmente interessam, é o de dar um sôco no estômago ao horrendo monstro capitalista e consumista global. Não com manifestos, discussões ideológicas, etc. mas socando o sacana (à laia de malandro) onde mais lhe possa doer. E a verdade é que o “bicho” sem comida farta no estômago não pode viver. E a verdade é que o dito se alimenta (entre muitas outras formas de suplemento e vitaminas) dos nossos péssimos hábitos de consumo e inconsciência enquanto indivíduos. Uma criatura verdadeiramente parasita, com um apetite voraz e insaciável.


O Planeta Terra é quem mais paga. Já não lhe chegava ter a nós como parasitas, e pumba, ainda tinhamos que inventar a treta do capitalismo (quanto mais selvagem melhor) para justificar este vício doentio de consumirmos e vivermos sem qualquer preocupação com o equilíbrio ecológico da Terra. Um verdadeiro festim como se não houvesse amanhã (e a continuar assim para nós não vai mesmo haver ;O).


Nesta fase é importante dizer que há muitas formas de capitalismo, até aquilo que muitas vezes se chama de comunismo (tido como o único monstro de dimensão igual ao nosso amigo e portanto o único que era capaz de lhe fazer frente, o que de resto é um pouco especulativo - e então o king kong, já se esqueceram dele?). Já arrumamos com o capitalismo de estado, comunismo, socialismo científico ou como quer que se lhe queira chamar. Agora falta arrumar a outra bipolaridade de um mundo bipolar agora unipolar e, inevitavelmente, com todos os distúrbios e psicoses mentais que lhe são conhecidas e reconhecidas.


Não é, certamente, um empreendimento fácil ou imediato. Não o vamos esconder. Aquilo que temos por diante é uma luta “quixotesca”, aparentemente perdida mas, por isso mesmo, ainda mais determinada. É uma verdadeira guerra sem tréguas onde não aceitamos os mesmos indecisos, neutrais ou conós do costume. Ou estão do nosso lado ou estão com ele e se estão com ele não esperem qualquer clemência quando a hora da nossa vitória chegar. E em relação a isso, sim, haverá por certo amanhã, provavelmente já de madrugada!


Este manifesto é pois uma espécie de declaração de guerra e, ao mesmo tempo, uma última advertência a todos os civis para que se afastem do caminho. Agora é que vão ser elas. A operação para a remoção total do capitalismo da face da terra está oficialmente a começar. Neste preciso momento.


Ah, eventualmente devem estar a pensar nas coisas chatas do costume. De que forma é que vai decorrer a batalha e essas cenas práticas todas …


Bom, sendo o factor supresa uma das armas mais estratégicas do nosso lado podemos advertir que todos os planos têm a principal finalidade de serem subvertidos. Dito de outra forma: completamente ignorados. De qualquer das formas a cirugia terá, grosso modo, os seguintes contornos:


Todas as semanas (como quem diz, isto numa periodicidade semanal que pode chegar a ser mensal por exemplo em períodos de maior intensidade do calendário futebolístico) iremos seleccionar algum aspecto importante do nosso estilo de vida e hábitos de consumo. Muito provavelmente iremos chegar à conclusão que somos uns verdadeiros idiotas mais preocupados em termos suficiente molho de tomate nas nossas batatas fritas do macdolars do que com o derretimento das calotas polares. Mas ainda assim, e sobretudo porque isto já é mesmo uma questão pessoal com o palhaço do Ronald, e todas as mascotes pindéricas kitchs afins, vamos persistir em tentar levar a luz às mentes mais encadeadas pela luminosidade opaca dos centros comerciais. Ou dos shopingues se preferirem. É mais moderno dizer assim.


Então o que o projecto DISCA pretende é provar que existe vida inteligente na terra (quem diria que ainda há quem persista nessa teoria com todas as evidências claras do contrário). E pronto, já chega de tanta conversa. Vamos ao DISCA. Ou não, simplesmente espera que o DISCA vá até ti. Porque, não duvides, ele vai mesmo.


Dá-lhe DISCA!


Xico Lógico

Colectivo de Cidadãos Auto-DISCAdos


No comments: