alimentação sem crueldade ...
um dos temas que pressinto, de alguma forma, ter abordado de forma mais lacónica, ou até ausente, no projecto “Be the Change” foi a questão do vegetarianismo e de uma série de considerações \ reflexões que lhe estão associadas ... reflexões que, de resto, são, diria, absolutamente vitais na óptica de uma reflexão profunda e holística do próprio ecologismo e da nossa vida em sociedade ... creio que quando foi abordado o pensamento “biocêntrico” a questão ainda foi implicitamente tocada ...
bom, porque nestas coisas acredito sempre que uma imagem vale mais que mil palavras, aproveito para divulgar o excelente trabalho de informação que a Associação Animal tem desenvolvido no sentido de nos dar a conhecer a realidade que está inerente à “produção” de carne, o que se esconde por trás do bife que temos no prato (uma realidade que tantos de nós persistem em querer ignorar, e porquê? Creio que quem opta por uma alimentação omnívora o deve, sobretudo, fazer em plena consciência, assim como todas as opções na vida).
Tudo em:
Investigação sob disfarce da ANIMAL revela crueldade de que animais de criação são vítimas em unidades agro-pecuárias em Portugal
Investigadores da ANIMAL trabalhando sob disfarce filmaram a realidade escondida da vida e morte dos animais de criação na indústria pecuária em Portugal ::
A ANIMAL revela agora o resultado de uma investigação especial que conduziu entre Setembro e Outubro passados em unidades agro-pecuárias do distrito de Lisboa e Leiria. Trabalhando sob disfarce nesta investigação, investigadores da ANIMAL tiveram acesso privilegiado aos escondidos bastidores da produção de carne, ovos e leite em Portugal, conseguindo filmar unidades de criação de porcos, leitões, frangos, perus, patos, vacas e vitelas, o transporte destes animais, a maneira violenta como são conduzidos, a maneira como são mantidos nos pontos de transferência e, por fim, a maneira como são mortos.
Esta investigação especial permitiu expor a crueldade imensa da produção agro-pecuária intensiva em Portugal, num contexto em que os animais são criados, tratados, mortos e processados por um lado como autênticas máquinas e, por outro lado, como meros instrumentos de obtenção de lucro. Esta investigação deixa claro como a produção animal assenta numa total ausência de qualquer preocupação real com os animais – mesmo em pontos que são legalmente estabelecidos como importantes no que se refere a legislação comunitária e portuguesa de bem-estar animal que não é cumprida –, mostrando também o impacto ambientalmente muito negativo da indústria pecuária, sendo especialmente focado o caso das altamente poluentes suiniculturas, sendo particularmente exposto nesta investigação o caso de várias populações do distrito de Leiria, particularmente na zona da Ribeira dos Milagres, que se sentem afectadas nos seus modos de vida e na ausência de qualidade ambiental das zonas onde vivem devido à existência de muitas suiniculturas.
Veja em www.TVANIMAL.org o vídeo “O Que Tem Realmente no Seu Prato?”
No comments:
Post a Comment