Tuesday, May 31, 2011

Procuro Designers para colaborar em projectos de Educação Socio-Ambiental e de Intervenção

Procuro Designers para colaborar em projectos de Educação Socio-Ambiental e de Intervenção


Se tens conhecimentos e prazer no desenho gráfico e és sensível às questões sociais e ambientais talvez te interesse colaborar com diversos projectos que dinamizo nessas áreas.

Basicamente o objectivo será a concepção de alguns flyers, cartazes, eventualmente um outro logotipo.

Como são projectos não financiados infelizmente para já não há a possibilidade de pagar monetariamente pela colaboração. Mas há a possibilidade de “trocar” os trabalhos gráficos pela participação gratuíta nas diferentes oficinas e actividades dinamizadas no decorrer dos projectos.

Os blogs de alguns dos projectos, e respectivos links, podem ser vistos em:


Segredos da Horta - Alimentação Vegetariana Natural
http://segredosdahorta.blogspot.com/

Be the Change you want to see in the world"
http://thechange2004.blogspot.com/

Porto de Encontros
http://portodeencontros.blogspot.com/


Caso estejas interessad@ em colaborar ou em mais informações por favor contacta:


Pedro Jorge Pereira

ecotopia2012@gmail.com

93 4476236


Obrigado e até breve!

Friday, May 27, 2011

Quinta Musas da Fontinha



Um exemplo inspirador e, sem qualquer dúvida, a seguir. Que mais e mais hortas tragam a Natureza, o verde e os alimentos biológicos e locais às nossas cidades permitindo-nos libertar da ditadura do "asfalto e do betão"

Monday, May 23, 2011

Ciclo Terra Ecco p+d, The Corporation, 26 de Maio, 5ªf

Ciclo Terra Ecco, p+d

26 de Maio

5ªfeira, 22h00

Contagiarte

Projecção "The Corporation"

Wednesday, May 18, 2011

sessões ECCO lógicas sF+Jd, a GLOBALIZAÇÃO 25 de Maio, 4ªfeira, 19h00, Casa da Horta, Porto

sessões ECCO lógicas sF+Jd

sessão Formativa + Jantar discussão


a GLOBALIZAÇÃO

25 de Maio, 4ªfeira, 19h00,

Casa da Horta, Porto






Sessões ECCO lógicas F+d

Desenvolvimento Sustentável, Alterações Climáticas, Poluição, Reciclagem, Extinção das espécies são tudo conceitos ou questões que já se tornaram, de alguma forma, familiares e que passaram a fazer parte, melhor ou pior, do núcleo de questões centrais que marcam a nossa actualidade.

No entanto aquilo que é o pensamento verdadeiramente ecológico, sobretudo numa perspectiva de profunda e umbilical ligação com os próprios fenómenos e questões sociais, ainda se encontra em larga medida mantido à margem do pensamento dominante e certamente há ainda (e mais do que nunca) imenso que podemos e devemos pensar, reflectir, fazer para que o ecologismo seja, para a maioria das pessoas, mais do que um movimento radical desligado “da realidade” ou, pelo contrário, uma moda reduzida a um conjunto superficial de comportamentos mais folclóricos do que propriamente susceptíveis de mudar a nossa forma de ser e de estar.

Por outro lado parece que nos estarmos a tornar cada vez mais sujeitos passivos receptores de mensagens publicitárias e propagandísticas e cada vez menos em sujeitos activos criadores de novos paradigmas e mudança. Parece que já perdemos a capacidade de reflectir em profundidade, de nos encontrar-mos para aprofundar e questionar valores, de nos encontrar-mos para (re)criar.

A proposta das sessões Ecco lógicas F+d consiste num conjunto de sessões formativas nas quais são introduzidos alguns temas cruciais naquilo que caracteriza a nossa sociedade moderna seguidas de uma troca de opiniões / discussão facilitadas à volta da mesa, com opção de jantar vegetariano para quem o pretender.



Tema 1 a GLOBALIZAÇÃO

É um "lugar comum" dizer-se que a nossa sociedade se globalizou. Talvez seja mais difícil, no entanto, compreendermos ou reflectirmos sobre as mais diversas formas e repercussões dessa mesma globalização na nossa realidade do dia-a-dia. Sobre as implicações concretas que esse fenómeno tão crucial adquire para cada um de nós e reais impactos no tecido social da nossa comunidade assim como no meio ambiente ao qual pertencemos.

A proposta da primeira sessão Ecco lógica sF+Jd é a de uma profunda reflexão sobre o fenómeno da globalização assim como dos seus impactos aos mais variados níveis na forma como tem vindo a transformar radicalmente a nossa cultura, a nossa economia, o nosso ambiente, em suma, toda a nossa sociedade.



sessões ECCO lógicas sF+Jd

sessão formativa + jantar discussão


a GLOBALIZAÇÃO

25 de Maio, 5ªfeira

19h00 – 20h30 sessão de Formação

a partir das 20h30 – Jantar discussão

Casa da Horta, Porto



INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES:


INSCRIÇÕES: DATA LIMITE:

24 de Maio, 3ªfeira


Pedro Jorge Pereira - Projecto EDUCACES

93 4476236

ecotopia2012@gmail.com

http://thechange2004.blogspot.com/


Contribuição: Por donativo livre

Jantar opcional: Preços habituais das refeições na Casa da Horta

Wednesday, May 11, 2011

O verde contaminado das cidades-parte1



Há muitos espaços ditos "verdes" nas cidades (e não só) que de verde só têm o nome ... para além de recorrerem a espécies exóticas que consomem quantidades brutais de água ... recorre-se a amiúde a pesticidas muitas vezes para eliminar espécies nativas que mesmo (supostamente, e é discutível) não parecendo tão bonitas como a típica "relvinha" estão muito mais adaptadas ao ambiente e clima locais ... exigindo muito menos "manutenção" e, sobretudo, intervenção, que em tantos casos (para não dizer quase todos) é mais nefasta que benéfica ... uma reportagem bem elucidativa do Biosfera:

Monday, May 02, 2011

WORKSHOP ESCRITA CRIATIVA e “CULTURAL JAMMING” 7 de Maio, Sábado, 15h00 - 18h00, IMPULSO INTEGRAL

““Somos o que fazemos para mudar o que somos”

nas ruas do Porto


Diariamente somos bombardeados com milhares de mensagens de vária ordem, mas sobretudo publicitárias. Todo o nosso espaço público, geográfico e cultural foi invadido por mensagens e símbolos de marcas omnipresentes que se imiscuíram de tar forma no nosso dia-a-dia que já mal conseguimos imaginar a vida sem elas.

Despidas de verdadeira essência ou sentido somos impelidos para comportamentos que mais não fazem que reforçar a nossa subserviência ao sistema mercantilista global e, sobretudo, incentivar-nos a esse ritual tantas vezes tão vazio como mecânico de consumir.

Os próprios meios de comunicação social, regra geral, mais não fazem do que produzir e reproduzir a “era do vazio” e as banalidades e futilidades da moda da agenda neoliberal.

Por outro lado o “cinzentismo” monolítico do “sistema” tomou conta das mais variadas dimensões do nosso quotidiano.

Espartilhado em fatos e gravatas de convenção o indivíduo, por vezes fechado no espaço amorfo de um escritório horas e horas a fio, mais não faz do que sócio-vegetar por aqui e por acolá preenchendo o vazio com algum dos muitos nadas que vão sendo, aqui e ali, oferecidos ou vendidos a preço de conveniência ou estatuto particular.

Chegados a este ponto de “lugar nenhum” coloca-se a questão?

Ainda existe espaço na nossa sociedade para o pensamento livre, irreverente e verdadeiramente transformador? Ainda existe espaço para a criatividade e liberdade de expressão não conformista ou conformada? Ainda existe espaço para que o ser possa ser e se expressar com toda a sua originalidade?


Na oficina de Escrita Criativa e Cultural Jamming vamos buscar, mas, sobretudo, criar caminhos alternativos de acção e transformação social começando, desde logo, nessa componente tão preponderante do todo social que é o indivíduo. Sobretudo do indivíduo empenhado numa mudança livre e criativa de um panorama social estagnado e cinzento.

Vamos praticar e testar diferentes técnicas de escrita criativa, abordar conceitos de intervenção cultural, nomeadamente em contexto urbano, e sobretudo vamos criar e recriar-nos a nós próprios também.


Materiais:

Revistas

Cola e tesoura

Caderno para escrever


Facilitador: Pedro Jorge Pereira

Foi um dos fundadores do núcleo do Porto do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, entre outras experiências de activismo e voluntariado noutras associações, sobretudo de cariz ambiental, com particular destaque também para a Associação Cultural Casa da Horta.
Editou e publicou através do Programa Capital Futuro do Programa Juventude, o livro “Be the change you want to see”, com um forte carácter pedagógico, destinado à educação ambiental e sensibilização para a importância da cidadania activa e eco-consciente na sociedade actual.

Dinamiza ainda, entre outros projectos e actividades, oficinas ligadas aos temas eco-sociologia, ambiente, ética e escreve artigos de reflexão/pensamento para diversas publicações digitais e em formato papel.

É licenciado em publicidade, com particular prelidecção pela área de escrita criativa e redacção publicitária.

WORKSHOP

ESCRITA CRIATIVA e “CULTURAL JAMMING”


7 de Maio, Sábado, 15h00 - 18h00

duração aproximada: 2 a 3 horas

local

IMPULSO INTEGRAL